Como sobreviver ao sofrimento

* David Judson Riker Lages

No dia 16 de julho de 2010 eu não sabia que no dia seguinte eu estaria abalado com um ataque sério do coração. Nos dias que se seguiram, nos momentos mais dolorosos, quando  o sofrimento era excessivamente intenso e eu já não sabia se deveria pedir a Deus a vida ou a morte, eu clamava:

A minha alma disse a Deus, meu Senhor.
Tu és o meu Senhor.
Eu não tenho outro bem alem de Ti.
Digo aos santos e aos ilustres em quem está todo o meu prazer.
As dores se multiplicarão para aqueles que fazem oferendas a outros deuses. Eu não farei suas libações e nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.
Tu és a porção da minha herança e do meu cálice.
Tu sustentas a minha sorte.
As linhas caem-me em lugares deliciosos, sim, coube-me uma formosa herança.
Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim e por isso Ele está a minha mão direita, nunca vacilarei.
(Salmo 16)

Quando cheguei agora a Belém meu primo Delmas que é médico disse que é raro alguém se salvar desta classe de doença. É hoje a maior causa de morte.

Que frases você tem clamado nos momentos mais difíceis de sua vida ?

( Por favor me comunique
REPITO : POR FAVOR ME COMUNIQUE .)

Meu amigo Julio, pai amoroso que passou pela imensa dor de perder um filho jovem, uma das maiores dores que existe, declarou que na sua dor ORAVA O SALMO QUE DIZ :

NA MINHA ANGUSTIA CLAMEI AO SENHOR .

Este poema sagrado continua dizendo :
DEUS ME ATENDEU
TIROU-ME DE UM LAMAÇAL TREMENDO
COLOCOU OS MEUS PÉS SOBRE UMA ROCHA
E PÔS UM NOVO CÂNTICO NA MINHA BOCA

Que pensamentos você teria e que frases você falaria nos momentos de maior sofrimento ?

Gostaria de comentar algumas frases que clamei:

1. PAI, EU NÃO TENHO OUTRO BEM ALEM DE TI

Percebi que DINHEIRO NÃO COMPRA SAUDE.
Tenho um tio que era coordenador geral de uma empresa americana mundial, abastado, e ainda casado com uma juíza, que daria tudo o  que tem por saude.
Tenho uma amiga que mora num palácio e que está sofrendo a falta de saude e que daria todas as suas riquezas por SAUDE.

PAI, EU NAO TENHO OUTRO BEM ALEM DE TI.

2. O salmo fala : AS LINHAS CAEM-ME EM LUGARES DELICIOSOS, SIM, COUBE-ME UMA FORMOSA HERANÇA.
Estava sendo feita a divisão da terra santa entre as tribos de Israel…Era tirada a sorte…e o poeta notou que sua fatia, sua herança, era linda.

Tenho um amigo, jovem, que era o mais educado de sua família. Ele, depois de se formar, estava liderando a saúde num estado do Brasil. De repente teve um AVC. Hoje ele está numa cama e apenas move seus olhos. Não consegue falar. Não consegue andar. NADA. Nesta realidade eu declaro : SÓ DEUS … A MINHA SORTE E GRANDE … EU NÃO MEREÇO TANTAS BENÇÃOS DE DEUS…

3. O LIVRO SAGRADO nos ensina que nos momentos mais difíceis NA VIDA uma das melhores coisas a fazer é admirar a grandeza de Deus.

Veja na profecia de Isaias 40:21-23 e 26:

Acaso não sabeis?Porventura, não ouvis? Não vos tem anunciado deste o princípio?Ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujo moradores são como gafanhotos; é Ele que estende os céus como cortina e os desenrola como tendas pare neles habitar;é Ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra. (…) Levantai os olhos e vede. Que criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser Ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.

Veja nas colocações do rei Josafar em 2 Crônicas 20 quando enfrentava o terror da morte quando o mais poderoso rei da época o ameaçou:
SE ALGUM MAL NOS SOBREVIER,
ESPADA POR CASTIGO, PESTE OU FOME,
NÓS NOS APRESENTAREMOS DIANTE DESTA CASA E DIANTE DE TI…
E CLAMAREMOS A TI NA NOSSA ANGÚSTIA,
E TU NOS OUVIRÁS E LIVRARÁS

Veja nas palavras de Jó, o homem que mais sofreu :
OH DEUS, EU TE CONHECIA SO DE OUVIR FALAR
MAS AGORA MEUS OLHOS TE VEEM

Diante desta grandeza aprendemos SABEDORIA.

Diante desta grandeza aprendemos HUMILDADE.

O livro sagrado ENSINA:
HUMILHAI-VOS  DIANTE DA PODEROSA MÃO DE DEUS QUE NO TEMPO PRÓPRIO ELE VOS EXALTARÁ.
O que será a verdadeira HUMILDADE DIANTE DE DEUS ?

E diz mais o livro sagrado:
A UM CORAÇÃO QUEBRANTADO E CONTRITO DEUS JAMAIS DESPREZA.

Descobri em minha vida íntima que Deus, o Criador deste universo, tem prazer de atender as pessoas que pedem a Ele, com fé, quebrantados e contritos.

Certo dia eu, de noite, clamei a Deus pedindo uma casa para cumprir uma missão que eu necessitava. No dia seguinte, um milagre: um dos maiores empresários brasileiros me telefonou propondo um negócio que gerou uma fortuna para comprar várias casas. São milagres reais. Íntimos.

Certo dia de minha vida eu sofria e chorava e orava com meus irmãos de Jesus e clamava por meu filho que estava sofrendo e correndo graves riscos muito longe, em Dallas. No dia seguinte ele chegou e disse :
EU NÃO SEI O QUE ME MOVEU A VIR MAS EU VIM…

Estas são histórias reais de minha vida. Sorte ou milagre? Os milagres e os anjos estão perto de nós. O livro sagrado fala destas realidades…e eu não preciso de milagres que sejam anormais rs que quebrem as leis da natureza … a não ser que o Pai da natureza queira…

VICTOR FRANKL, famoso cientista da Psicologia, passou por imenso sofrimento ao ser preso e castigado pelo regime nazista nos campos de concentração. Morreram de sofrimento sua mãe, seu pai, sua esposa e seu irmão além de muitos colegas de infortúnio. Durante seu sofrimento atroz ele anota as lições mais importantes e questiona por que enquanto a maioria não suportou ele conseguiu sobreviver a tanto sofrimento. Ele propõe 3 fatores que fortalecem e geram as soluções das crises existenciais. Comento a seguir:

PARA VENCER NAS HORAS MAIS DIFICEIS e SUPERAR O MAIOR SOFRIMENTO VOCE PRECISA:

1. CULTIVAR AMORES. Pessoas que você da valor maior. Pessoas que lhe inspiram. Musas e homens que você admira demais.
Aquele amor que lhe dinamiza a vida e que faz a vida valer a pena. Aquela netinha que você gosta muito diria alguém. Aquele amigo super especial. Aquela mãe. Aquele filho. Aquelas pessoas que me fazem muito bem porque tem alta capacidade de amar. ” Eu quero respirar o ar que te rodeia…e na pele quero ter aquele mesmo sol que te bronzeia …”, disse o poeta brasileiro, na MPB.

2. PARA VENCER NAS HORAS MAIS DIFICEIS E SUPERAR OS MAIORES SOFRIMENTOS  VOCE PRECISA REALIZAR  TRABALHOS, VOCAÇÕES, MISSÕES … aquelas coisas que você nasceu para realizar. Não me refiro a trabalho de S. Paulo, trabalho no sistema capitalista…TRABALHO escravo, trabalho que os outros impuseram para vocÊ. O sábio disse que VOCAÇÃO É TRABALHAR NAQUILO QUE É SUA PAIXÃO.
Martin Luther King tinha prazer de  acordar para dar sequencia a realização/concretização de seus sonhos…até a morte…
Ghandi também
Irmã Dulce também.
Jesus, o mestre por excelência tinha imenso prazer de trabalhar na sua missão … até a morte…

3. PARA VENCER NAS LUTAS MAIS DIFÍCEIS E NO MAIOR SOFRIMENTO É PRECISO APRENDER QUE : VIVENDO A MAIOR TRAGÉDIA QUE POSSA ACONTECER NESTA VIDA VOCE, QUE NÃO É LIVRE PARA ESCAPAR DA TRAGÉDIA,  É LIVRE PARA DECIDIR SUA RESPOSTA EMOCIONAL A ESTA TRAGÉDIA.
Esta lição você precisa ensinar a seu esposo/a, filho/a…esta pregação eu proponho que você inclua como uma de suas missões na vida …

Concluo lembrando a palavra de Jesus: ESTAS COISAS EU VOS TENHO DITO PARA QUE EM MIM TENHAIS PAZ…NESTE MUNDO TEREIS AFLIÇÕES…MAS TENDO BOM ANIMO…EU VENCI E VOS TAMBÉM VENCEREIS…

* David Judson Riker Lages é pastor, psicólogo e professor universitário em Salvador. Pregou esta mensagem na Igreja Cristã de Brasília no domingo 13 de março de 2011.

 

Sobre David Judson Riker Lages

David Judson Riker Lages é pastor, psicólogo e professor universitário em Salvador.