A SOLIDARIEDADE BRASILEIRA
A SOLIDARIEDADE BRASILEIRA
Julio Borges Filho
Concordo com o Presidente Lula quando afirmou que se houvesse um Prêmio Nobel de Solidariedade, deveria ser concedido ao povo brasileiro no apoio ao Rio Grande do Sul na tragédia sem precedente da enchente que já matou cerca de 107 pessoas e com muitas desaparecidas, e deixou milhares desabrigados.
A solidariedade resgata a nossa humanidade que se desumaniza nas guerras, na violência, na disseminação da mentira e do ódio, e nos preconceitos em todas as suas formas. Com a solidariedade do povo brasileiro ao RS há esperança para a humanidade, mesmo com a agressão humana contra o meio ambiente. Eu me emociono até às lágrimas com as cenas da união de militares e civis salvando vidas humanas e animais. É bonito ver os três poderes da república se unindo para ajudar o grande estado do sul, ver a marinha, a aeronáutica e a as polícias cooperando para o bem comum. Mas, o que mais me emociona, é ver o voluntariado de todos os estados brasileiros agindo, igrejas se mobilizando, clubes de futebol cooperando, tudo para que os nossos irmãos gaúchos sejam cercados de muito amor e solidariedade humana.
O lado triste e desumano é observar os ladrões saqueando, comerciantes aumentando preços, fake news sendo disseminados até por jornais e por religiosos cheios de ódio, agoureiros de toda sorte, os malafaias da vida torcendo contra a rápida mobilização do governo e da sociedade em apoio ao povo gaúcho.
A solidariedade de países vizinhos, do Papa Francisco, de artistas, de atletas, de igrejas e de todos enaltecem nossa fé e nossa humanidade. Quando vamos aprender que os outros, não importa a raça, nacionalidade, sexo ou religião, são nossos irmãos neste belo planeta sempre ameaçado, mas nossa casa comum. Cuidar da terra é um mandato divino.
Brasília, 09 de maio de 2024