C R I S T O E M N Ó S…
C R I S T O E M N Ó S…
“Naquele dia, vós conhecereis que eu estou no meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós” – João 14:20.
“Naquele dia” pode se referir a quatro atos salvíficos de Jesus Cristo: a ressurreição, a ascensão, o pentecostes e a segunda vinda. Ele falou aos seus discípulos no final de sua encarnação e à véspera de sua morte na cruz que são os dois primeiros atos salvíficos. E fê-lo para revelar o mistério de Deus em nós e a sua comunhão com a humanidade.
O Pai no Filho, o Filho em nós e nós nEle. Essa também foi sua preocupação básica na Oração Sacerdotal: “Não rogo apenas por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio de sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és Tu, ó Pai, e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que Tu me enviaste” – João 17:20 e 21. Em Jesus Cristo se concretiza o sonho de uma nova humanidade redimida sem os vícios e a corrupção da velha humanidade pecadora.
Diante de tantos escândalos no Brasil e no mundo invadindo todas as áreas da sociedade humana, defender e viver o sonho de Jesus é fazer da utopia uma topia. A mudança da triste realidade de injustiça, violência, intolerância, preconceito e desamor consiste na união plena com a Trindade Santa. Sim, porque Cristo em nós e nós nEle só é possível pela ação do Espírito Santo.
Que nesta Pascoa celebremos a Encarnação que é Deus conosco, a Morte na Cruz que é Deus assumindo o nosso lugar e nossos pecados, o poder da Ressurreição afirmando que a última palavra é a da vida e não a da morte, o poder da Ascensão confessando que Jesus Cristo é Senhor acima de todos os senhores, o poder do Pentecostes que é Deus em nós, e a esperança da Segunda Vinda com a implantação definitiva do Reino de Deus.
Sejamos inconformados, mas não desesperados, porque a história caminha inexoravelmente para a plena unidade da humanidade e toda a criação com Deus. Naquele dia glorioso “Deus será tudo em todos.”
Uma feliz Páscoa em Cristo, nosso Senhor.
Julio Borges Filho