“EU NÃO CONSIGO RESPIRAR”
“EU NÃO CONSIGO RESPIRAR”
Julio Borges Filho
A famosa frase de George Floyd, ao ser sufocado por um policial branco e que provocou protestos gigantescos nos Estados Unidos, revela a crueldade dos sistemas opressores humanos. Quando os espaços são pequenos a ponto de sufocar o grito de liberdade ecoa forte e claro. Foi assim no passado como agora.
Quando os hebreus não podiam respirar no império egípcio, Deus ouviu o seu clamor e os libertou. E assim acontece com a opressão de todos os impérios e sociedades. Nos EUA, quando foi proclamada a 13ª emeda afirmando que todo cidadão americano é livre abolindo a escravidão negra, houve uma brecha: a não ser que cometa algum crime. Com a emancipação dos escravos a economia escravagista do sul foi à ruína e aproveitou a brecha com leis segregacionistas que prendiam negros por qualquer motivo e gerando o apartheid racial. Assim a grande nação americana construiu sua prosperidade oprimindo os negros, e depois os latinos. Hoje, sufocados, jovens negros, latinos e brancos se unem querendo uma nova nação onde todos sejam tratados igualmente. E vai além: contesta os sistemas de justiça e político dominado pela economia capitalista branca que oprime. É um escândalo que a nação mais rica do mundo não tenha um SUS e gera milhões de miseráveis, além de ter a maior população carcerária do mundo com sua maioria negra. A concentração de renda nas mãos de poucos é imoral. E o escândalo é maior quando se trata do maior país evangélico do mundo. Isso significa que a maioria das igrejas são mantenedoras do status quo como denunciou Martin Luther King Jr. As conquistas do movimento de direitos civis liderado por este grande profeta, melhorou a situação dos negros. E o que o primeiro presidente negro, Barack Obama fez pelos excluídos, foi desfeito pelo perverso Trump..
O que vale para os EUA vale para o Brasil e para o mundo. Aqui nossa iniquidade social clama aos céus. O clamor dos pobres, negros, e outros excluídos é imenso, mas até agora silencioso. Até quando vamos suportar um estado da maioria não poder respirar sem o mínimo para viver? É um escândalo que os ricos estejam recebendo bem mais que os pobres em plena pandemia do COVID-19 do governo federal e que são desviados 83 milhões de reais da Bolsa Família para a comunicação do governo. Que governo é esse?
Eu sonho e, enquanto viver, continuarei sonhando com uma sociedade mais justa e fraterna. E o faço movido pela minha fé em Jesus Cristo que priorizou os pobres e excluídos, aqueles que não têm vez nem voz, no seu ministério. Seu manifesto em Nazaré é um documento de libertação: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobre; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor” – Lucas 4:18 e 19.