Missão de eliminar o pecado do mundo
M e n s a g e m d e p á s c o a 2020:
Missão de eliminar o pecado do mundo
“Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” – João 1:29
A exclamação de João Batista, ao ver Jesus, é profética e de simbolismo profundo. Jesus foi enviado pelo Pai com a missão de eliminar o pecado (errar o alvo) do mundo. Como Cordeiro de Deus foi imolado na cruz do Calvário em nosso lugar. Falhou? Não!…
Ele foi o novo homem que irrompeu no centro da história humana não para julgar, mas para salvar. Sua vida, ensinos e obras atestam isso. Vivendo em plena escuridão de um governo totalitário e de uma sociedade carregada de preconceitos e hipocrisia, Ele foi a luz que clareou mostrando o caminho do amor, da tolerância, da justiça e solidariedade humana e, assim, derrubou todos os muros que nos separam. Identificou-se com os pobres, enfermos, marginalizados e oprimidos pelos poderes político, econômico e religioso. Indignou-se com a hipocrisia e a exploração religiosa. E, vencendo a morte, ordenou a seus discípulos que levassem as Boas Novas de salvação a todos os povos da terra derrubando as fronteiras nacionais, raciais, sexuais e culturais. E prometeu que, na consumação da história, viria de novo para o julgamento com base no que ensinou para a plenitude de uma nova humanidade semelhante a Ele.
Que nesta semana de Páscoa e em plena pandemia do coronavírus que nos enclausura, possamos, com esperança, proclamar que quando o Cordeiro Pascal governa, o pecado do egoísmo, do ódio, do preconceito, da luta pelo poder, caem por terra, e sonhar que nesta terra-mãe, como casa comum de todos, possa raiar a justiça e a fraternidade entre os seres humanos e a natureza. Faço minhas as palavras do Papa Francisco: “Nestes dias de Quaresma, vimos a perseguição que Jesus sofreu, como foi julgado com hostilidade, mesmo sendo inocente. Oremos juntos hoje por todas as pessoas que sofrem por uma sentença injusta por causa da hostilidade.”
Uma feliz Páscoa para todos!…
O pastor-amigo: Julio Borges Filho