NORA: UMA GRANDE E SANTA MULHER
NORA: UMA GRANDE E SANTA MULHER
Julio Borges Filho
Faleceu no dia 15.05.2020 aos 104 anos, em Belém do Pará, a irmã Nora Magnólia Riker Lages, uma grande e santa mulher. Eu a conhecia só de ouvir meu amigo-irmão David, um de seus filhos, falar bem dela, mas a conheci pessoalmente em Salvador por ocasião do casamento religioso dele com Andrea que eu celebrei no quartel de Amaralina. Suas palavras no casamento me impressionaram pela sabedoria e graça.
Depois, numa inesquecível viagem com David pela Amazônia, fomos hóspedes em Belém de sua filha caçula, Sheila, cuja hospitalidade e simpatia me conquistou. Tanto ela como o marido. Vi nela a mãe mais nova, esposa organizada, meiga, linda e amorosa. No fim da viagem tive o privilégio de ver D. Nora, já centenária, duas vezes em Manaus na casa do seu primogênito: Norton. Já sem boa memória, perguntou meu nome uma dezenas de vezes, inclusive em suas orações. Ela queria que nós orássemos por ela, mas David respondia com humor e verdade: “Mamãe, você é que vai orar por nós porque somos pecadores e você é uma santa.” E ela orou nas duas ocasiões expressando sua fé, seu amor pelo filho e pelo pastor visitante, amigo de seu filho, pedindo a Deus que nos abençoasse. Oração de quem tem intimidade com Deus. Saímos leves e abençoados.
David me comunicou a sua partida por zap assim: “Minha querida mãe NORA MAGNOLIA falwceu hoje, Ela faria 104 anos no próximo mês. Agradecemos a Deus pela sua bela e abençoada vida. Ela foi um modele de virtudes: ALEGRIA, HONESTIDADE, SABEDORIA, FÉ, ETC… As pessoas que a maram e deram alegria a sua vida a minha gratidão. Abraços.” E me acrescentou quando lhe expressei o meu pesar por telefone: “Na última vez que falei com ela, ela me disse: ´Eu vivo em intimidade com Deus.´” Pena que tenha sido promovida à Glória em plena pandemia do coronavírus que impediu a família de despedir-se à altura num culto solene de gratidão a Deus por vida tão preciosa.
Ela foi, sem dúvida, uma das grandes e santas mulheres que eu conheci na vida. Certamente seus filhos, netos e bisnetos foram abençoados por ela e a amam muito. Imagino Jesus, de pé, recebendo-a com estas palavras: “Boa e fiel serva, sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do Teu Senhor.” Lá a idade não conta e a doença não vigora.