PRIVACIDADE HACKEADA
PRIVACIDADE HACKEADA
Julio Borges Filho
Assisti, por recomendação de um amigo, o documentário da Nexflix “Privacidade hackeada”, e cheguei à conclusão: a democracia está em perigo. O documentário prova que o Facebook, o Google, etc, criados para conectar as pessoas estão dividindo porque os dados de bilhões de pessoas estão sendo usados pela direita para manipular pessoas e mentes. Só assim se justifica as eleições de Donald Trump nos EUA, a de Bolsonaro no Brasil, e de outros doidos pelo mundo a fora.
A ideologia de Steve Bannon, o bilionário e líder mundial da extrema direita, é clara: “Para moldar uma nova sociedade, você deve destruí-la para moldá-la de novo.” Daí os experimentos antiéticos usando dados do facebook, o que aconteceu na eleição americana de 2016, ou uso do Whatsapp com os famosos Fake News (notícias falsas) em massa, como aconteceu aqui no Brasil nas eleições de 2018. Fraude eleitoral. E só agora as instituições reagem nos Estados Unidos e no Mundo, e o Brasil, como sempre, atrasado. O parecer do relator sobre Fake News nas eleições está pronto no TSE pedindo anulação das eleições, mas, ao que parece, não entrará em pauta. E isso mostra porque dados ultrapassaram o petróleo em valor transformando-se nos recursos mais valiosos no mundo. Nossos dados são avaliados e voltam para nós em mensagens focadas para que mudemos de lado se estivermos entre os que são classificados como “persuasivos”. Assim não podemos ter eleições limpas e a escuridão nos cerca porque “nossa dignidade enquanto humanos está em risco”.
O que fazer diante disso? A Finlândia, como sempre, está na frente e usa a educação, desde a idade tenra, para modificar isso colocando as mentiras no seu devido lugar porque oriundas no pai da mentira como nos ensinou Jesus. Aqui no Brasil estamos atrasados porque o preconceito contra o pensamento é difundido pelo atual governo o que pode nos levar, como já salientou um filósofo português, a uma imbecilidade coletiva. E isso já está acontecendo.
Fica o alerta: tenhamos cuidado com os nossos dados na internet.