TOLERÂNCIA E AMOR
TOLERÂNCIA E AMOR
Pastor Julio Borges Filho
Somente o Evangelho de Lucas registra um fato interessante na subida de Jesus para Jerusalém – Lucas 9:51-56 (leitura). É um texto que nos ensina a tolerância religiosa e a evitar a violência em nome da verdade, hoje, conhecida como fundamentalismo. Três atitudes são reveladas aqui:
A primeira é a atitude da aldeia de samaritanos que não quiseram receber Jesus pois o seu semblante era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém, isto é, para seus inimigos judeus e não para eles. E assim, por causa de sua intolerância religiosa, perderam a oportunidade de hospedarem o Senhor Jesus. Quantas portas se fecham pela intolerância religiosa e racial!… Tal intolerância é cultivada por muitos anos de desprezo e humilhação.
A segunda é a dos Apóstolos Tiago e João que receberam de Jesus o apelido de “Filhos do trovão”, talvez pelo temperamento violento no início do discipulado. Eles, à semelhança do profeta Elias diante dos profetas de Baal, queriam descer fogo do céu para consumir a aldeia de samaritanos. Alguém jocosamente disse que eles queriam fazer um churrasco à samaritana. Tal atitude de ódio não vence a inimizade, mas a alimenta. É carregada de preconceito e de desprezo pelo diferente. É a violência religiosa que não aceita outra verdade além da sua.
E, finalmente, a atitude de Jesus repreendendo seus apóstolos: “Vós não sabeis de que espírito sois. Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las”. Tal fato registrado no Evangelho de Lucas indica que os dois irmãos aprenderam a lição. Tiago, vítima da violência de estado, foi decapitado, e João, pela violência do Estado romano, foi exilado, mas escreveu: “Filhinhos, amemo-nos uns aos outros, pois quem não ama não conhece a Deus porque Deus é amor”.
Bom dia. Tem algum telefone, whatsapp, Instagram, ou outra forma de contato para obter mais informações sobre horários e dias de culto, bem como o endereço da ICB? Acabo de chegar em Brasília.
Desde já obrigada.
Oi Raissa, ficaremos felizes em recebê-la. Culto nos domingos às 18:30 horas no endereço: SDS (CONIC) EDF VENÂNCIO III SALA 114 em Brasília