A Casa da Sabedoria
Sermão nupcial: A CASA DA SABEDORIA – Prov. 9:1
“A sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas”
(Para as Bodas de Prata de João Adson (Joca) e Mariana em 02.01.2016)
Pastor Julio Borges Filho
INTRODUÇÃO:
– Vinte e cinco anos se passaram e vocês, Joca e Mariana, precisaram de muita sabedoria na construção de uma bela família. Começaram os dois e agora já são cinco com João Paulo, André Luís e Mateus, seus belos filhos. Mariana é bendita entre quatro homens. Sim, porque o projeto de vocês é a edificação de uma bela casa. Que continue sendo a casa da sabedoria. Vejam a beleza de Provérbios 9:1: A sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas. ”
– Duas observações, uma agora e a outra no final. A de agora é que vocês continuam edificando uma casa. Deus sempre esteve neste projeto de amor porque “se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham o que a edificam” (Salmo 127:1). Vocês descobriram que para se casar são necessário três: os noivos e Deus. A Escritura acrescenta que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” E a sabedoria edificou a sua casa com sete colunas lavradas.
– As sete colunas da sabedoria:
- COMUNICAÇÃO
– E “quem não se comunica se trumbica” – refrão de um alegre e experiente comunicador. Daí ser a comunicação a primeira coluna. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus para uma perfeita relação.
– A transparência é essencial na comunicação dos sentimentos e no diálogo diário. No casamento as máscaras devem cair para que os dois estejam nus diante um do outro sem se envergonhar. Por isso a Bíblia afirma: “Um e o outro, o homem e sua mulher, estavam nus não se envergonhavam”. Tal poder é o único que não corrompe porque baseado na conquista e na sedução amorosa.
- ACEITAÇÃO
– A aceitação mútua é outra coluna da casa da sabedoria. Vocês aprenderam a aceitar um ao outro sem imposições e a perdoar os defeitos um do outro.
– Virtudes – Dele ditas por ela: Integridade, paciência, amoroso e trabalhador tanto que nasceu no dia 1º de maio. Dela ditas por ele: Coração de pessoa bondosa, e parceira fiel e dedicada.
– Palavra dos filhos sobre os pais: 1) João Paulo: ___________________________________________________;
2) André Luis: _______________________________________;
3) Mateus: _________________________________________ .
– Cada um é um presente precioso de Deus para o outro. Valorizem-se!… Ninguém é dono de ninguém e não temos o poder de mudar ninguém. A aceitação do outro cria as condições de crescimento e do amadurecimento do casal.
O casal dos anos maduros
Ela e ele, ele e ela.
Não importa quem vem em primeiro lugar.
O que importa é que eles estão juntos
E ninguém os poderá separar.
- COMPREENSÃO
– A aceitação está interligada com a compreensão.
– Entender o outro é essencial na caminhada do casamento
- PERDÃO
– Sem a dimensão do perdão a vida seria insuportável. Creio que vocês aprenderam a usar os conflitos criativa e positivamente.
– O perdão implica no esquecimento das ofensas . Daí a regra paulina: “Não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Sem a coluna do perdão a vida seria insuportável.
- FÉ
– Sem fé é impossível agradar a Deus, e eu acrescento: nem ao outro. É ela que nos faz voar e sonhar.
– As funções da fé: Ver o invisível, tolerar o intolerável e vencer o invencível. Andar com fé eu vou porque a fé não costuma faiar, canta com sabedoria Gilberto Gil. A fé vê bem mais longe que os olhos.
- ESPERANÇA
– É a âncora da alma: raízes para cima. São as coisas permanentes um tesouro que ninguém pode roubar.
– É o sonho e a construção do futuro.
- AMOR
– É o amor que dá sentido a tudo (1 Co. 13) – O Apóstolo Paulo afirma neste belo poemas que sem amor a comunicação não passaria de barulho; a fé se deterioraria em fanatismo ou fundamentalismo arrogante; a beneficência em exibicionismo; o martírio em sacrifício inútil; e o dom de profecia em mera adivinhação. Porque só o amor é paciente, bondoso, cortês, justo e jamais acaba.
– Um sonho coberto de rosas
A vida é um sonho coberto de rosas
quando sem tem um amor.
Pode haver espinham que firam,
pode haver dor que maltrate.
Mas quando se tem um amor
cada instante é uma pétala dourada
de um sonho coberto de rosas…
CONCLUSÃO:
– “A sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas”
– Eis a observação final: na construção de sua casa a sabedoria lavrou as suas sete colunas. A relação conjugal é planta de jardim que precisa ser cultivada diariamente. Lavrar é construir com beleza e segurança as colunas que sustentam o casamento e a família: comunicação, aceitação. Compreensão, perdão, fé, esperança e o amor. Elas são sete, o número perfeito. Por isso o descuido de uma delas afetam as outras. Mas, acima de tudo, cultivem a presença de Deus no lar que edificaram porque um casamento sem Deus é um oceano de tormentas no porta da vida, mas um casamento com Deus é um porto seguro no oceano da vida.
– Mateus 7:24-27 – Construir sobre a rocha é construir com sabedoria. Que vocês construam com Deus (Repito: para se casar são necessário três: os noivos e Deus) a casa da sabedoria…