Sermões

OS PAIS DO RISO

Sermão :  OS PAIS DO RISO         Gn 17:15-22, 18:9-15 e 21:1-7

Abraão é conhecido como o Pai da Fé, o Pai de Nações, Mas hoje eu quero apresentá-lo juntamente com Sara, como os Pais do Riso. Ela nos convidam ao riso: “Toda aquele que ouvir isso vai rir-se comigo”. Rir é a saúde da alma. O ser humano gosta do riso. Só os chatos e amargos não gostam de rir. O saudoso escritor italiano Umberto Eco no seu livro “o Nome da Rosa” que virou filme com Sean Connery, nos conta a história de um monge que não ria e defendia que Jesus nunca riu. Era um assassino. Desconfie da pessoa que não ri.

Acompanhemos a história sagrada do patriarca e da matriarca. Eles, já velhos (Abraão com 99 anos e Sara com 89 anos), são os pais de Isaque (riso) e aprendamos que a fé é amiga do riso. Por isso o riso é revolucionário.

SAINDO SORRINDO PELA FÉ DE SUA TERRA… Gn 12:1

O riso é subversivo: “Saia da tua cultura e tua parentela…” Imagino que Abraão e Sara saíram sorrindo porque a fé vê o invisível e a alma sempre rebelde sorri com tal visão. Romper com tudo que nos bloqueia para sermos o que Deus quer de nós é o segredo da vida. O riso é a poesia da alma.

O riso é aventureiro, peregrino: ele nos ensina o desapego. Daí o fracasso de muitos casamentos: um se julga dono do outro. A opção preferencial de Deus por caminhos libertadores é clara no AT. No tempo de Abraão havia as cidades estados como Sodoma e Gomorra que oprimiam e escravizavam o campo. Ezequiel 16:49 afirma que a iniquidade  de Sodoma era: “soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ele e suas filhas, mas nunca amparou o pobre e o necessitado”. Deus promete a Abraão que “em ti serão benditas todas as família da terra”. Ele não se conformava com os sistemas iníquos de sua época porque, segundo Hebreus 11:10 sonhava com a cidade que tem fundamentos cujo arquiteto e edificador é Deus. Por isso era desapegado e não possuiu terras. Vivia da promessa. O apego ameaça e violenta  a integridade da pessoa. Israel não compreendeu a promessa de ser uma bênção para o mundo. As escavações arqueológicas de Tersa, cidade do tempo dos juízes e do reinado, mostram que no tempo dos juízes havia justiça social porque as casas eram semelhantes. Já as do tempo do reinado mostrava os palacetes e os casebres. Só em Jesus Cristo a promessa de Abraão se concretiza. O próprio Jesus afirmou que “Abraão, vosso pai, viu o meu dia e se alegrou” (Jo 8:56). Nós que vivemos de acordo com os ideais do Reino não podemos nos conformar com as estruturas iníquas deste mundo.

O riso de Abraão diante de Deus: podemos rir na oração ((Gn 17:17 e 18). Quando Deus, conversando com Abraão lhe diz que ele teria um filho de Sara, ela aos 89 anos e ele aos 99, Abraão colocou sua cabeça em terra e rolou de rir. Isso só pode ser uma piada. Rir-se de se mesmo revela saúde espiritual. O bem humorado Senhor entendeu tal riso e disse que o filho teria o nome de Isaque (ele ri ou riso).

ENTENDENDO A PROMESSA DE DEUS: UM PROCESSO

A primeira solução: O sobrinho Ló. Quando Abraão saiu e constatou que Sara era estéril. Trouxe seu sobrinho predileto, filho de seu irmão Harã que havia falecido. Tera, seu pai, queria ir à Palestina, mas também morreu. Ló só lhe trouxe aborrecimentos. Conta-se que havia um menino chamado João que tinha uma coleção de bolas de gude que ele gostava muito, mas dentre as bolas, havia uma azulzinha que era a sua predileta. Ele a conhecia no toque do dedo em seu bolso onde carregava as bolas para brincar. Mas lá vem Maria com as mãos cheias de chocolates e João amava chocolate. Salivando pediu a Maria os chocolates. Ela, esperta, disse: “Só se você me der todas as sua bolas de gude.” Ele concordou, tirou as bolas do bolso, menos a azulzinha, e entregou a Maria. “Você está me entregando todas?, perguntou Maria. “Todas”, mentiu João. Esse é o nosso problema em nossa superficial consagração a Deus. Cantamos “Tudo entregarei”, mas não o nosso pecado predileto. Este, como Ló, só causa problemas. Os pastores de Ló brigaram com os pastores de Abraão. Abraão chama seu sobrinho e propõe a separação como solução do problema e manda Ló escolher a terra de sua predileção. O ganancioso Ló pediu as terras férteis do Jordão  e “foi armando suas tendas até Sodoma”. Por causa de Ló Abraão foi à guerra embora fosse um homem de paz. Ló foi levado cativo na guerra dos 5 reis contra 4 Abraão organizou um exército de 300 homens e o trouxe de volta derrotando os raptores. Foi aí que ele se encontrou com Melquisedeque, o sacerdote do Deus Altíssimo e lhe deu o dízimo de tudo. Finalmente, na destruição de Sodoma, Ló foi o responsável porque Abraão conseguiu de Deus que se houvesse 10 justos na cidade ela seria poupada. Se Ló tivesse ganhado sua família (4 pessoas), seus genros e os pais de seus genros (8 pessoas) teria salvado a cidade. Fugiu na marra obrigado pelos anjos, sua mulher olhou com saudade para trás e virou uma estátua de sal, e suas filhas tiveram filhos do próprio pai dando origem aos moabitas e amonitas que foram os maiores inimigos de Israel.

A solução de Sara: Agar, gerando uma confusão histórica. Bem, disse Sara a Abraão: “Deus disse que o filho seria seu e não meu. Já que não posso ter filhos, aqui está minha escrava egípcia. Tenha um filho com ela.” Abraão achou uma boa solução. Só provocou o ciúme de Sara porque Agar achou-se melhor do que ela e, quando Isaque nasceu, Sara achou que o ágil Ismael fazia bullying com seu filho. Deus não abandonou Agar quando foi expulsa por Sara. Prometeu a Abraão que cuidaria dela e do filho Ismael que geraria 12 príncipes dando origens aos Árabes. O livro do rabino Nilton Bonder O CAMINHO DE ABRAÃO provou em mim o desejo de andar por onde o patriarca andou. Foi uma iniciativa da Universidade de Harvard que reuniu 36 representantes das religiões abraãmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo) para percorrerem o caminho de Abraão saindo de Ur e Harã na Turquia e terminando em Hebrom onde se acha os túmulo do patriarca e da matriarca. O rabino, conhecedor profundo do AT, narra a jornada e faz comentários inteligentes em cada parada. Conta, por exemplo, que há lugares onde pastores continuam com o mesmo estilo de vida de Abraão com histórias milenares sobre ele. É bom que se diga que, para os islâmicos, o filho da promessa é Ismael e não Isaque..

Sara desistiu: já não esperava mais. Sara é uma mulher linda, mas estéril. Por causa de sua beleza Abraão teve duas crises de fé. No Egito compactuou com Sara para dizerem que ela era sua irmã e Sara terminou no harém de Faraó, mas Deus a defendeu (Gn 12:10ss). Em Gênesis 20 novamente Abraão mentiu e Sara foi levada para a casa de Abimeleque, rei de Gerar, que foi impedido através de um sonho por Deus de tocá-la. Esse texto derruba a ideia de Abraão de que naquela terra ninguém temia a Deus. Bem, nessas duas ocasiões faltou ao patriarca a fé e o riso. E Sara, sem o riso, já não esperava mais.

GESTANDO E AMAMENTANDO NA VELHICE

A visita dos anjos em Gênesis 18:1-15 mostra Sara, aos 89 anos, rindo quando ouviu o Senhor dizer a Abraão que ela lhe daria um filho em um ano. Acho que ria de si mesma (“Ainda terei prazer?”) e ria do impossível. O Senhor afirma que não se pode mentir a Deus.

A gravidez aos 89 anos é uma comédia. Isso significava que Sara sentiu o prazer do orgasmo, voltou a menstruar e se engravidou, e viveu muito mais: 127 anos. Celebrou o nascimento de Isaque (riso) dizendo: “Deus me deu motivo de riso, e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo”. E hoje após tantos anos somos convidados por ela a rir dessa história.

A tristeza do caminho até o monte Moriá e a alegria da volta (Gn 22). Três dias de viagem. Isaque deveria ter, segundo Josefo, 25 anos. “Pai, eis aqui a lenha e o fogo, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Pergunta. Resposta do Pai: “Deus proverá…” E quando Abraão levantou o cutelo para imolar seu filho, o anjo interviu rápido e não permitiu. Era o não divino a sacrifícios humanos. E Deus sorriu porque as batidas do coração de Abraão batia no ritmo do seu coração. Abraão, por amor a Deus, estava disposto a abrir mão do filho da promessa porque, segundo o escritor aos hebreus, ele cria que Deus poderia ressuscitá-lo. E isso lembra-nos o Calvário quando o Pai entregou seu único Filho por nós e no terceiro dia o ressuscitou dentre os mortos. Kierkegaard no seu livro “Temor e Tremor” define assim a relação de Deus e Abraão: “Abraão não seria o Abraão de Deus se tivesse Lhe negado seu filho, mas Deus não seria o Deus de Abrão se tivesse permitido que Isaque fosse sacrificado.”

O casamento de Isaque com Rebeca é lindo. Rapaz tímido, criado com muito carinho e proteção pela mãe, sofre quando Sara morre. Abraão anda, sob juramento, seu mordomo ir à terra de seu pai buscar uma esposa para seu filho. O mordomo era um homem sábio e temente a Deus. Ao chegar na cidade de Naor, irmão de Abraão, parou a beira do poço onde as moças viriam pegar água. Sua oração dizia que Deus o orientasse porque ali ele queria encontrar a esposa de seu senhor. Teria de ser simpática, bonita e esperta e da família de Abraão. E enquanto ele orava Rebeca já estava a caminho e tudo o que ele pediu, aconteceu. Presenteou-a e ela lhe ofereceu hospedagem. Contou a seu pai e a seu irmão Labão. O mordomo de Abraão não perdeu tempo: falou do objetivo de sua viagem e de como fora o seu encontro com Rebeca no poço. Quando Labão pergunta à sua irmã se ela queria ir, ela prontamente concordou. Ao chegar ela vê de longe Isaque em suas meditações no deserto, cobre-se. Isaque leva-a para tenda de sua mãe, ama-a e é “consolado pela morte de Sara.” Razão tem Zé Ramalho em sua linda canção: “Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor”. O Riso era só riso e foi o única patriarca monogâmico.

Na revista Seleções tem um item “Rir é o melhor remédio”. De fato o riso é terapêutico. O Apóstolo Paulo em sua carta aos filipenses aponta quatro ladrões da alegria: pessoas, necessidades, circunstâncias adversas e solidão. E os enfrentou revelando sua sadia espiritualidade: sozinho, preso, quase cedo escreveu o livro mais alegre da Bíblia.

Deus é bem humorado. Vejo sua alegria no céu estrelado, na luz cheia, no nascer e no pôr-do-sol, no sorriso de um bebê, no cântico dos pássaros, na esperteza do macaco, na beleza das árvores e flores, no murmúrio das ondas do mar e das cachoeiras, etc. Jesus era alegre: gostava de festas, de uma boa comida e bebida, gostava de colocar apelidos, etc. Acho que o riso, como o parto de Sara, tem de ser gestado e cultivado até se transformar em um estilo de vida.

O riso é cosmético: “O coração alegre aformoseia o rosto…”; dá moral e comunica força: “A alegria do Senhor é a nossa força”; é companheiro nas horas difíceis da vida: “Alegrai-vos sempre no Senhor…”

O mesmo poder que fez Sara engravidar aos 89 anos e ressuscitou Jesus dentre os mortos nos dando a alegria da ressurreição, opera em nós… Por isso, nada de desânimo e amargura. Vivamos alegremente como pais e mães do riso.

Júlio Borges de Macedo Filho

PASTOR JULIO BORGES DE MACEDO FILHO Piauiense de Curimatá, 72 anos com 48 de pastorado, filho de Julio Borges de Macedo e Arquimínia Guerra de Macedo, é o sétimo filho de uma família de onze irmãos. Casou-se, há 48 anos no dia de sua ordenação ao ministério pastoral, com a professora Gislene Rodrigues Lemos de Macedo e tiveram quatro filhos: Juliene, Jusiel (falecido), Julinho e Julian. Agora Deus lhe deu a primeira neta chamada Sarah, de apenas 8 anos. Concluiu o curso de Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife. Formou-se em 1969 e foi ordenado ao ministério pastoral no dia 22 de fevereiro do mesmo ano. Pastoreou as seguintes igrejas: Igreja Batista do Rio Largo – AL (1969 a 1972), Primeira Igreja Evangélica Batista de Teresina – PI (1972 a 1978), Primeira Igreja Batista de Ilhéus – BA (1978 a 1979), Terceira Igreja Batista do Plano Piloto – Brasília (1979 a 1989), Igreja Batista Noroeste de Brasília (interinamente em 1985), Primeira Igreja Batista de Curimatá – PI (interinamente em 2000), e desde 1989, a Igreja Cristã de Brasília. Tomou a iniciativa para a organização das seguintes igrejas: Primeira Igreja Batista de Picos –PI, Igreja Batista do Lago Norte – Brasília, Igreja Batista Noroeste de Brasília (hoje, Igreja Batista Viva Esperança), e a Igreja Cristã de Brasília. Ordenou cerca de 20 pastores e uma pastora, consagrou dezenas de diáconos e diaconisas por onde passou, e celebrou mais de 500 casamentos. É considerando no Distrito Federal um pastor de pastores. Líder denominacional foi presidente da Convenção Batista Alagoana, da Convenção Batista do DF (três vezes), do Conselho de Pastores Evangélicos dos DF (duas vezes); participou de vários organismos batistas como o Conselho de Planejamento e Coordenação da Convenção Batista Brasileira, das juntas administrativas do Seminário Teológico Batista Equatorial e do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil; e por 20 anos foi professor da Faculdade Teológica Batista de Brasília ensinando as seguintes disciplinas: Estudos de problemas brasileiros, ética cristã, teologia pastoral, teologia contemporânea, ministério urbano, teologia bíblica do Antigo Testamento, e homilética. Como teólogo produziu muitos artigos, teses, e palestras nos mais diferentes lugares, e participou de muitos congressos, seminários, fóruns, retiros, entre eles o Congresso Internacional Lousane II realizado em Manila, Filipinas em 1989. Foi orador de várias assembléias convencionais, e pregou em muitos congressos e igrejas por todo o Brasil. Como poeta e escritor já gestou e publicou cinco livros (Missão da Igreja e responsabilidade social, Voando nas asas da fé, Um sonho coberto de rosas, Suave perfume, e Uma grande mulher), tem quatro prontos para publicação, e está grávidos de mais dez livros que espera escrever e publicar nos próximos oito anos. Na área política assessorou deputado Wasny de Roure, por muitos anos, tanta na CLDF como na Câmara dos Deputados; assessorou por pouco tempo os deputados distritais Peniel Pacheco e Arlete Sampaio; o Ministro da Educação, Cristovam Buarque, como chefe da Assessoria Parlamentar do MEC, e depois assessor parlamentar do Senador Cristovam Buarque. Nesta área produziu muitos escritos sobre os evangélicos e a política, fez inúmeras palestras, promoveu muitos seminários, e foi fundador e coordenador de vários fóruns, entre eles o Fórum Político Religioso do PT, o Fórum Religioso de Diálogo com GDF, o Fórum Cristão do PT Chegou a Brasília em junho de 1969 e, desde então, a elegeu como sua cidade do coração. Agora, aposentado, deseja dedicar-se a apenas duas atividades essenciais: pastorear graciosamente a Igreja Cristã de Brasília e Brasília, e escrever apaixonadamente. Sua grande ênfase ministerial tem sido o amor cristão, a graça maravilhosa de Deus revelada em Jesus Cristo, a responsabilidade social das igrejas e dos cristãos, e o ministério urbano da igreja.

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