Porta Aberta
Sermão : P O R T A A B E R T A – João 10:1-10
Pastor Julio Borges Filho
INTRODUÇÃO:
– Texto da vida: O Papa Francisco em discurso no Parlamento Europeu em 2015, admitindo que talvez se possa ter um diálogo com o Estado Islâmico: “Talvez não se possa ter um diálogo, mas você não pode nunca fechar a porta. É difícil, alguém poderia dizer que é quase impossível, mas a porta está sempre aberta.”
– Texto da Bíblia: “Eu sou a porta. Se alguém estrar por mim, será salvo, entrará e sairá e achará pastagem.” Jesus Cristo é a voz que não é estranha às ovelhas. Elas a reconhecem. Ele é a Porta… Analisemos o texto da Bíblia na perspectiva da abertura e do diálogo.
I – “EU SOU A PORTA…”
- A única porta
– Toda abertura passa necessariamente por Jesus Cristo. Ele foi a pessoa humana e divina que uniu Deus e a homem, a natureza e o homem, e derrubou todos os preconceitos de sua época. Ele é a Palavra Deus revelada ao ser humano e ao mundo. Diálogo plenamente aberto só com Jesus.
– Ef. 2:18 – “Por Ele temos acesso ao Pai em um Espírito”
– Hb 10:20 – “Um novo e vivo caminho…” O véu do templo.
- Porta aberta
– Hino de Vicente Celestino: Porta aberta
Vinha por este mundo sem um teto
Dormia as noites num banco tosco de jardim
Sem ter a proteção de um afeto
Todas as portas estavam fechadas para mim…
Mas Deus, que tudo vê e nos consola
Em seu sagrado Templo me acolheu
E, além de me ofertar aquela esmola
Meu destino transformou
Meu sofrimento acabou
E a minha vida renasceu…
Porta aberta
Tendo o emblema de uma cruz
Essa porta não se fecha
Contra ela não há queixa
São os braços de Jesus
Porta aberta
Por Jesus de Nazaré
Desvendou-me o bom caminho
Hoje é meu doce ninho
Novamente deu-me a fé
Porta aberta
Já não vivo mais ao léu
Porta aberta
Ao transpor-te entrei no céu
Porta aberta
Nunca mais hei de esquecer
Que és na terra minha luz
És o bem que me conduz
Desde o berço até morrer!
– Um convite constante – sem nenhuma acepção de pessoas.
– Diálogo nunca fechado – Ele não desiste nunca do ser humano por pior que seja. Não há ninguém bom demais que não necessite dele, nem ninguém mau demais que não seja alcançado por ele.
II – A PORTA DA SALVAÇÃO
- Fora há perigos mil
- Que entrar por mim será salvo – segurança e comunhão.
III – A PORTA DA LIBERDADE
- Liberdade para entrar e sair. A liberdade é o maior bem da humanidade. Deus nos fez livres, inclusive com a capacidade de dizer não a ele. O Senador Cristovam Buarque certa vez me perguntou: “Por que Deus permitiu o mal no mundo?” A minha resposta veio pronta e o satisfez: “Por causa da liberdade humana”.
- Liberdade para viver uma vida plena. Jesus é a porta da vida. Viver bem alimentado, feliz e em plena comunhão com Deus, com os outros e com a natureza é viver a vida eterna.
IV – A PORTA DA MISSÃO
- “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”, ordenou Jesus a a seus discípulos após a ressurreição. Nossa missão no mundo é moldada na sua missão. A missão o método de servo são os mesmos. É por isso que Jesus quando falou de si mesmo como a luz do mundo, também disse: “Vós sois a luz do mundo…” Acho que Ele quer que também sejamos porta em relação aos outros.
- Ninguém pode fechar – Ap 3:8; 1 Co 16:9; 2 Co 2:12. À igreja de Filadélfia Jesus disse: “Eis que tenho posto uma porta diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar”. E o Apóstolo Paulo em Trôade disse que uma porta se lhe abriu no Senhor. Era uma oportunidade missionária. Assim portas se abrem para que entremos, em nome do Senhor, para abrir portas para os que querem entrar pela Porta da Vida.
CONCLUSÃO:
– Ouvi falar de uma igreja em Olinda, PE com portas e janelas sempre abertas a todos. Uma porta aberta é um convite escancarado e amplo. Mas há perigos mil… Todavia fechá-la seria um fim da esperança para o mundo. “A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus”, assegura Paulo. Um belo hino diz em sua estrofe final: “O destino da palavra é a construção de um mundo mais feliz e mais cristão”.
– Somos desafiados, a não apenas mantermos a porta aberta, mas sermos nós mesmos portas de entrada e de saída. Fechar nosso coração para as pessoas é trair o nosso Senhor que deseja que continuemos o seu pastoreio no mundo, e o rebanho é imenso e diverso. Precisa de acolhimento. Nada de preconceito. Cada ser humano precisa de entrada para proteção, comunhão e salvação, e de saída para a liberdade e alimentação.
– O segredo de tudo está nas palavras de Jesus à Igreja de Laodicéia: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo” – Ap 3:20. Sermos casa que abre a porta para Cristo, e Ele entrando, comunga conosco trazendo todos os seus convidados. Ao recebermos Jesus, recebemos todos os seres humanos pelos quais Ele deu a sua vida e veio ao mundo.