UMA MULHER DE A a Z
Sermão: UMA MULHER DE A a Z – Provérbios 31:10-31
Pregado no Auditório do Centro Cultural de Brasília no dia 09.02.2017, no Culto Ecumênico em memória de D. Marisa Letícia Lula da Silva.
Pastor Julio Borges Filho
O texto é desafiador e já começa nos desafiando: Mulher virtuosa, quem a achará? Acho que o autor sagrado estava decepcionado com as mulheres. Mas a pergunta dele tem em nós uma resposta pronta: Nós a achamos porque ela nos achou primeiro. Estamos homenageando uma mulher especial, preciosa em todos os sentidos: Marisa Letícia, a grande companheira do Presidente Lula.
O provérbio denuncia a força destrutiva de uma mulher: Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos às que destroem os reis”. 1Reis 11:1-8 relata a corrupção de Salomão na sua velhice dizendo que suas mulheres lhe perverteram o coração. Daí a interrogação: Mulher virtuosa, quem a achará? E acrescenta: o seu valor muito excede o de finas jóias. Provérbios 31:10-31 é um poema-acróstico com as 22 letras do alfabeto hebraico, começando com alef e terminando com taw descrevendo as facetas (características) da mulher virtuosa. D. Marisa Letícia Lula da Silva se enquadra perfeitamente em todas elas. É uma mulher de A a Z.
É valiosa, v. 10
O seu valor muito excede o de finas jóias. É impossível imaginar o mundo sem as mulheres!… Nós homens já o teríamos destruindo se elas não existissem. Por uma mulher entrou a queda do ser humano (Eva), mas também por uma mulher entrou a salvação (Maria). Com elas pode haver problemas, mas sem elas não há solução. O valor de uma mulher virtuosa é infinito e de uma beleza indescritível como bem salientou o poeta: Nada mais belo do que a beleza de uma mulher apaixonada por Deus.
A vida de Lula foi abençoada pela presença de uma grande mulher que cuidou com desvelo e amor de todos. Sem ela o nosso querido presidente não teria chegado onde chegou e não teria sido o melhor presidente que eu já conheci do Brasil. É por tanto uma fina jóia para nós..
É confiável, v.11
O coração do seu marido confia nela e não haverá falta de ganho. D. Marisa possibilitou a Lula viajar pelo Brasil organizando o Partido dos Trabalhadores, fazendo campanhas e governando o Brasil. Ela cuidava dos filhos com dedicação tirando de seus ombros a preocupação de chefe da família. Foi, portanto, uma mulher plenamente confiável para todos.
É benéfica, v.12
Ela lhe faz bem e não mal… Há um ditado famoso afirmando que por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher. Lula é grande porque a seu lado havia uma grande mulher. E isso é válido para as grandes causas da humanidade. Sabemos que uma mulher maléfica tem um poder destrutivo terrível. Vejam na Bíblia o exemplo de Dalila, Jesabel, e outras.
É trabalhadeira, vrs. 13-16, 18, 19, 21-24
Põe em ordem a sua casa e dá direção ao lar. Na Causa Santa é dedicada e fiel. Na sociedade é atuante. O trabalho a dignifica. D. Marisa trabalhou muito como esposa, mãe e líder das mulheres trabalhadoras em campanhas memoráveis.
É forte, v. 17
Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Os filhos são um treinamento físico diário. Daí os lombos protegidos e os braços fortes. Interiormente se fortalece e se prepara para as tempestades da vida. Está firmada sobre a rocha. É um porto seguro no oceano da vida. Assim imagino que Lula e seus filhos se sentiam: podiam voltar para casa porque havia um lar à nossa espera.
É caridosa, v. 20
Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. Onde há uma mulher virtuosa o pobre e o necessitado é socorrido… O Atos dos Apóstolos nos fala de Tabita/Dorcas, a gazela de Jope, notável pelas suas boas obras e esmolas que fazia. Quando ela morreu as viúvas choraram exibindo as túnicas e vestidos que ela fez e presenteou a elas. O choro das mulheres foi tão alto e autêntico que Deus, através de Pedro, ressuscitou Dorcas. Ela estava fazendo muita falta aos necessitados.
- Marisa Letícia cria nos ideais do seu marido de um Brasil mais justo, mais solidário e mais fraterno. Por isso a inclusão de milhões brasileiros que saíram da pobreza para uma vida mais digna.
É boa dona de casa, vrs. 21 e 27
Atende o bom andamento de sua casa e não come o pão da preguiça. Conhece-se uma grande mulher pelo se pulso em sua casa. As coisas funcionam bem. Ouvi Lula dizer que sua Galega foi mãe, pai, tia de seus filhos liberando-o para a Causa do país.
Valoriza o marido, v. 23
Seu marido é estimado… Gostaria aqui de corrigir o provérbio já citado: ao lado (e não por trás) de um grande homem há sempre uma grande mulher. Agostinho dizia que a mulher não foi tirada da cabeça do homem para mandar nele; nem de seus pés para ser pisada por ela. Mas do seu lado para estar ao lado dele, e do lado do seu coração para ser amada… Via com alegria a presença silenciosa, discreta de D. Marisa nas cerimônias do Planalto quando Lula foi Presidente.
Ama a si mesma, v. 22 e 25a
Faz para si cobertas…Veste-se bem por fora e por dentro. Quem não ama a si mesmo não ama a ninguém. O mandamento é claro: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. D. Marisa sempre gostou de si mesma e isso é demonstrado no modo discreto, mas elegante, de vestir, no apreço por perfumes e roupas boas e simples que vestia.
Vive sem ansiedades, v.25b
Quanto ao dia de amanhã não tem preocupações. Somos seres ansiosos. Paul Tillich descreve, em seu pequeno-grande livro A coragem de ser, três ansiedades que atacam o ser humano: 1) A ansiedade do destino e da morte; 2) a ansiedade da vacuidade; e 3) a ansiedade da finitude. Em outras palavras, diante do nosso destino incerto e da morte inevitável, o medo e as preocupações nos dominam; o vazio dentro de nós é do tamanho de Deus e então a ansiedade nos apavora; e, finalmente, nossas limitações são fonte de toda sorte de inquietações.
- Marisa repousa segura em Deus e aprendeu a lançar sobre Ele toda a sua ansiedade porque Ele tem cuidado dela. Mas, nos últimos anos, diante da perseguição brutal sofrida por Lula e por ela mesmo, andava triste, porque até seu ninho de amor foi invadido e invadidas as casas de seus filhos.
É sábia e bondosa, v. 26
Fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua. Ah, os conselhos de D. Sulamita para seus filhos e filhas!… Ela sempre foi uma mulher sábia.
Junto com a sabedoria vinha a bondade. Embora enérgica, sabe ser doce. Nunca participou de mexericos.. O provérbio diz que a boca fala do que o coração está cheio. Imagino que os conselhos dela sempre confortava o coração de seu marido sobre cujos ombros repousavam grandes responsabilidades.
É temente a Deus, v.30
Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.
Por detrás de um belo rosto pode se esconder uma cascavel. Ademais a beleza física com o tempo se esvai. Daí o engano que ela produz. O permanente e eterno é o temor a Deus. Por isso a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. E o que é o temor de Deus senão a beleza divina refletida na vida humana? A confiança na providência divina e a fidelidade a Deus sempre foram ornamentos essenciais na vida desta grande mulher.
Por isso a homenageamos. Não é isso que afirma os versículos finais deste belo texto? Levantam-se seus filhos, e lhe chamam ditosa, seu marido a louva dizendo: muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas (…) Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.
- Marisa Letícia Lula da Silva nos deixou deixando no coração de seu marido e de seus filhos uma imensa saudade. E nós hoje aqui manifestamos diante do Pai Eterno a nossa gratidão pela sua vida, pelo que foi e representou ara o Brasil e para sua família. É uma homenagem para uma mulher de A a Z.