O Cristão e a cidade

Sermões urbanos – 3: O CRISTÃO E A CIDADE – Jeremias 29:4-13

Julio Borges Filho

Introdução:

– Babilônia: Cidade maldita, capital do império que dominou o mundo, bela, belíssima com sua largas avenidas que se cortavam em ângulo reto abrindo-se em praças bem planejadas, com seus edifícios em quarteirões (de 3 e 4 andares), com seus jardins bem cuidados destacando-se os jardins suspensos (uma das sete maravilhas do mundo antigo), com seus templos monumentais dedicados a nove ou mais deuses, com o rio Eufrates cortando-a em duas partes (cidade velha e cidade nova), com suas ruas que se abriam em portões dourados sobre as águas do grande rio, com suas grandes e duplas e altíssimas muralhas, e com seus zigurates (torres). Centro administrativo, cultural e econômico do mundo com uma sociedade injusta, enferma e corrupta. Sim, para a Babilônia é que foi levado a elite do povo de Deus, os judeus… com que propósito?

Brasília: Cidade patrimônio cultural da humanidade, criada a partir de sonhos místicos e com a determinação de um presidente obstinado há 53 anos, com traçados baseados em eixos retos em forma de um avião, com seus prédios monumentais e quadras residenciais de 3 e 6 andares, com seus centros comerciais e bancários, com eixos monumentais, seus palácios e praças famosas, centro administrativo e político do Brasil. Cidade de grandes decisões e escândalos, de grandeza e corrupção. Sim, foi para aqui que Deus nos trouxe. Por que estamos aqui?

– Resposta: O texto de Jeremias 29:4-13, uma famosa carta aos cativos da Babilônia nos traz pistas para a missão do cristão na cidade.

1. ESTAMOS AQUI PELA VONTADE DE DEUS, v.4

1. Não somos estrangeiros na cidade

O salmo 137 nos diz que era assim que se sentiam os judeus na Babilônia: “Às margens dos rios da Babilônia, nos assentávamos e chorávamos, lembrando de Sião. Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos nossas harpas, pois aqueles que nos levavam cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos alguns dos cânticos de Sião. Como, porém, haveríamos de entoar o canto do Senhor em terra estranha? Se eu te esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita…” (vrs. 1-5).

– Mas a carta de Jeremias é clara: os exilados foram desterrados de Jerusalém para a Babilônia por Deus, e não pelo rei Nabucodonosor. Ali o povo iria aprender a não depender do templo para cultuar a Deus: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. Ali iriam desenvolver uma ética de responsabilidade individual e coletiva, e ali estava o futuro da história do povo de Deus. O cativeiro babilônio foi um dos períodos mais férteis da história do povo de Deus.

1. Estamos em Brasília pela vontade de Deus. Não nos sintamos estranhos nela, mas assumamo-la como nossa cidade. Brasília é a cidade que eu mais amo. Foi amor à primeira vista. Deus tem uma missão para nós nesta bela e desafiadora cidade.

1. CRIANDO RAÍZES, vrs. 5 e 6

1. Construindo, trabalhando e vivendo, v. 5

– Jamais agindo como escravos, mas como cidadãos. Ex: Daniel, Sadraque, Mesaque e Abadnego

– A moralidade como um bote salva-vidas (não apenas defendendo os membros, mas cumprindo uma missão no mundo).

– A dimensão cristã do trabalho: Deus é glorificado no trabalho e através do trabalho.

1. Constituindo família e multiplicando, v. 6

– A família como célula mater da sociedade e como base da igreja. O lar como o centro do culto.

– O crescimento é essencial, mas crescimento com qualidade.

1. CONHECENDO E AMANDO A CIDADE, vrs. 7-13

1. Deus ama a cidade e nós devemos amá-la. Deus se preocupa com ela e nós devemos nos preocupar. Não problema ou desafio da cidade que não seja nosso desafio. Deus em Cristo percorria as cidades julgando e salvando, lamentando e amando (Lc 19:41-44). A Bíblia começa com um jardim (O jardim do Éden), mas termina com uma cidade (A Nova Jerusalém).

1. Procurando a paz da cidade

A violência na cidade. O profetas agitadores não enviados por Deus incentivando a guerrilha e a violência. O diagnóstico da cidade.

– Servindo em nome do Senhor e adquirindo o direito de falar à cidade sem perder a sua identidade. Recuperando a voz profética.

– Construindo estratégias para destruir o mal e semear o bem (Shalom= paz com justiça social). Colocar-se como voz dos sem voz.

1. Orando por ela ao Senhor

Ampliação de nossa agenda de oração…

– A oração como um estilo de vida: nossos atos transformados em devoção.

Conclusão:

Aqui estamos porque Deus nos trouxe com um propósito redentor, aqui devemos criar raízes investindo no trabalho e na família. Por isso devemos conhecer (estudar) e amar a cidade.

– Participação de todos: 1) Como você se sente em Brasília? 2) Por que você está aqui?