MINISTÉRIO URBANO E COMPROMISSO SOCIAL
MINISTÉRIO URBANO E COMPROMISSO SOCIAL
Pastor Julio Borges Filho
INTRODUÇÃO
Leituras da Bíblia: os olhos dos oprimidos (mulheres, negros, excluídos). E, diante da urbanização da terra, a leitura urbana. E isso é fundamental à nossa missão evangelizadora porque a Bíblia um livro urbano, mas o nosso teologizar é rural (Thomaz de Aquino, Anselmo, Lutero, Calvino, etc. viveram num mundo rural. Daí a nossa ênfase apenas nos pecados individuais e não nos pecados sistêmicos,
- O desafio urbano está diante de nós – A urbanização da terra – A maioria da população da terra já vive nas cidades. Várias cidades da Ásia, África e América Latina já são cidades de proporções descomunais trazendo consigo as pragas do desemprego, da doença, da miséria, da violências, e seus serviços são sobrecarregados aos seus limites. A raça humana cresce rapidamente. Foram necessários milênios de história humana para alcançarmos o primeiro bilhão de pessoas em 1830. Cem anos depois (l930) foi alcançado o segundo bilhão. Em 1960, trinta anos depois, chegamos ao 3º bilhão; o quarto em l974, 14 anos depois do terceiro; em 1987 já éramos cinco bilhões; e em 2011 alcançamos a marca de sete bilhões. A ONU prevê para 15.11.2023, 8 bilhões. Calcula-se que em 2040 seremos 9 bilhões de habitantes no planeta terra.
Grandes cidades brasileiras – São Paulo (12 milhões); Rio de Janeiro (7 milhões); Brasília, criada do nada há 61 anos, já é a terceira cidade brasileira com mais de 3 milhões habitantes e, apesar de ter sido planejada detalhadamente, já enfrenta sérios problemas: saúde, educação, transporte, segurança, miséria, etc; Fortalexs, a quarta, com 3 milhões, seguindo Salvador ( 2.5 milhões), Belo Horizonte (2 milhões); Recife (quase 2 milhões); Porto Alegre (quase 2 milhões), etc.
Algumas estatísticas – Estão morando nas cidades: 94% dos americanos, 90% dos europeus, 85% dos russos e europeus do leste, 80% dos latino-americanos, 70% dos asiáticos, e 60% dos africanos. Cidades que há pouco mais de um século eram aldeias, hoje estão entre as maiores do mundo (Cidade do México; São Paulo, no Brasil; Calcutá, na Índia; Nairobi, no Quênia; e Cairo, no Egito), Xangai na China, o que significa que a maior taxa de crescimento se dá nos países do Terceiro Mundo com implicações sociais terríveis.
O rank das maiores cidades da terra: Tóquio, 37 milhões; Nova Deli, 32 milhões; Xumquim, 31 milhões; Xangai, 27 milhões; Dhaka, 23 milhoes (Bangladesc); Cidade do México, 22 milhões; Cairo, 22 milhões; São Paulo, 22 milhões; Pequim, 21 milhões; Osaka, 19 milhões; e Calcutá, 15 milhões.
A explosão da população jovem e idosa – Na maioria dos países do mundo a maior parte da população é jovem, e isso é mais verdade nos países do Terceiro Mundo. Há mais gente de 0 a 17 em São Paulo do que a população do Rio de Janeiro. Nasce mais gente por ano na Cidade do México do que a população de Goiânia (1 milhão). 60% da população de Brasília é jovem. Outro fenômeno mundial é o aumento significativo da população idosa à medida em que expectativa de vida aumenta.
Os pobres urbanos – A pobreza urbana é algo alarmante e um fenômeno universal. Nunca houve tanta riqueza nem tanta pobreza no mundo. Eis um desafio extraordinário para a Igreja de Cristo hoje. E esse é um mal sistêmico. Jesus previu que no final dos tempos haveria “fomes terríveis”. - Nossa resposta ao desafio urbano:
1) Reler a Bíblia como um livro urbano
2) Desenvolver uma teologia urbana
3) Ação na cidade: Ministério urbano
I. A BÍBLIA, UM LIVRO URBANO
- Parâmetros bíblicos: O Jardim do Éden e a Nova Jerusalém: planetania e cidadania
- A Bíblia foi escrita numa época urbana num período de 1100 anos: de 1000 aC a 100 dC. De 1400 aC a 360 dC o mundo era um mundo urbano. Todos os livros da Bíblia estão de alguma forma ligados à cidade.
- O conto de quatro cidades:
1) Sodoma – Gn 18 e 19 e Ez 16:49 e 50
2) Nínive – Foi uma das 3 capitais da Assíria. O livro de Jonas é um livro missionário. A pergunta final de Deus ao profeta (4:11) é a pergunta que também nós devemos responder.
3) Babilônia – A cidade mais maligna do mundo (sinônimo de cidade má e pecadora)
4) Jerusalém – citada na Bíblia mais de 500 vezes –
- Cidades do Novo Testamento: Roma, Antioquia, Éfeso, Corinto (cidades com mais de 500 mil habitantes), e Roma com cerca de um milhão de habitantes. A estratégia missionária do Apóstolo Paulo (grandes cidades como Antioquia e, finalmente, Roma).
II. UMA TEOLOGIA URBANA
- A doutrina paulina dos Principados e Potestades – Efésios 6:10-20
- A cidade como um campo de batalha: Yahvé x Baal (Satanás). O nome Jerusalem define a batalha na cidade. Era uma cidade cananita capturado por David que fez dela sua capital. Seu nome original era URUSALÉM – cidade de Salém (uma deidade local de Muloc, deus cananita manifestação local de Baal).
- David acrescentou o JÁ de Iahvé para dizer que que a sua capital já não era cidade apenas de Baal, mas também de Iahvé. Jesus amava Jerusalém…
- A Igreja cristã na cidade como uma só: isoladamente pouco podemos fazer.
- A espiritualidade da cidade (anjos)
III. MINISTÉRIO URBANO – Jr 29:4-7
- Presença – vrs 4 e 7ª
- A presença dos cristãos na cidade pode salvá-la – Jr 5:1; Gn 18:20-23
- A presença dos cristãos é uma força moderadora, não tanto pelo que fazem, mas pelo que são – Mt 5:13-16; Lv 1:9-7; Tg 1:9-17.
- A pregação sem a presença seria vazia, impessoal, e propícia à manipulação das pessoas.
- Oração – v 7b
- A oração é pela paz da cidade (shalom = paz com justiça social) é objetiva – Salmo 122:6-8: pela prosperidade – saúde social total com libertação para o pobre – Sl 72:1-,2 e 16; Paz dentro dos muros: redução da criminalidade; Prosperidade nos palácios: pelo processo político da cidade – Sl 72:2;12:15; Pela alegria da cidade
- Prática 5-7ª
- O povo de Deus é chamado à prática social:
- A fé cristã não é teoria, é prática – Lc 10:25-37. Nós só aprendemos o que praticamos – Jo 15:14
- Proclamação/Evangelização: dois grupos de pessoas na cidade (os perdidos da classe média e rica, e os pobres)
CONCLUSÃO
- Uma trindade não santa atua no mundo: Uma economia excludente e sem coração, uma política opressora, e uma religião idólatra. IL: A inauguração do hostital em Curimatá.
- A ação libertadora da Trindade Santa: A verticalidade do Pai, a horizontalidade do Filho e a profundidade do Espírito Santo (a Ruah).
Bibliografia em português:
- Lithicum, Robert – Cidade de Deus, cidade de Satanás
- Comblim, José – Teologia da Cidade
- Mufford, Lewis – A História das Cidades