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MINISTÉRIO URBANO E COMPROMISSO SOCIAL

MINISTÉRIO URBANO E COMPROMISSO SOCIAL
Pastor Julio Borges Filho

INTRODUÇÃO

Leituras da Bíblia: os olhos dos oprimidos (mulheres, negros, excluídos). E, diante da urbanização da terra, a leitura urbana. E isso é fundamental à nossa missão evangelizadora porque a Bíblia um livro urbano, mas o nosso teologizar é rural (Thomaz de Aquino, Anselmo, Lutero, Calvino, etc. viveram num mundo rural. Daí a nossa ênfase apenas nos pecados individuais e não nos pecados sistêmicos,

  • O desafio urbano está diante de nós – A urbanização da terra – A maioria da população da terra já vive nas cidades. Várias cidades da Ásia, África e América Latina já são cidades de proporções descomunais trazendo consigo as pragas do desemprego, da doença, da miséria, da violências, e seus serviços são sobrecarregados aos seus limites. A raça humana cresce rapidamente. Foram necessários milênios de história humana para alcançarmos o primeiro bilhão de pessoas em 1830. Cem anos depois (l930) foi alcançado o segundo bilhão. Em 1960, trinta anos depois, chegamos ao 3º bilhão; o quarto em l974, 14 anos depois do terceiro; em 1987 já éramos cinco bilhões; e em 2011 alcançamos a marca de sete bilhões. A ONU prevê para 15.11.2023, 8 bilhões. Calcula-se que em 2040 seremos 9 bilhões de habitantes no planeta terra.
    Grandes cidades brasileiras – São Paulo (12 milhões); Rio de Janeiro (7 milhões); Brasília, criada do nada há 61 anos, já é a terceira cidade brasileira com mais de 3 milhões habitantes e, apesar de ter sido planejada detalhadamente, já enfrenta sérios problemas: saúde, educação, transporte, segurança, miséria, etc; Fortalexs, a quarta, com 3 milhões, seguindo Salvador ( 2.5 milhões), Belo Horizonte (2 milhões); Recife (quase 2 milhões); Porto Alegre (quase 2 milhões), etc.
    Algumas estatísticas – Estão morando nas cidades: 94% dos americanos, 90% dos europeus, 85% dos russos e europeus do leste, 80% dos latino-americanos, 70% dos asiáticos, e 60% dos africanos. Cidades que há pouco mais de um século eram aldeias, hoje estão entre as maiores do mundo (Cidade do México; São Paulo, no Brasil; Calcutá, na Índia; Nairobi, no Quênia; e Cairo, no Egito), Xangai na China, o que significa que a maior taxa de crescimento se dá nos países do Terceiro Mundo com implicações sociais terríveis.
    O rank das maiores cidades da terra: Tóquio, 37 milhões; Nova Deli, 32 milhões; Xumquim, 31 milhões; Xangai, 27 milhões; Dhaka, 23 milhoes (Bangladesc); Cidade do México, 22 milhões; Cairo, 22 milhões; São Paulo, 22 milhões; Pequim, 21 milhões; Osaka, 19 milhões; e Calcutá, 15 milhões.
    A explosão da população jovem e idosa – Na maioria dos países do mundo a maior parte da população é jovem, e isso é mais verdade nos países do Terceiro Mundo. Há mais gente de 0 a 17 em São Paulo do que a população do Rio de Janeiro. Nasce mais gente por ano na Cidade do México do que a população de Goiânia (1 milhão). 60% da população de Brasília é jovem. Outro fenômeno mundial é o aumento significativo da população idosa à medida em que expectativa de vida aumenta.
    Os pobres urbanos – A pobreza urbana é algo alarmante e um fenômeno universal. Nunca houve tanta riqueza nem tanta pobreza no mundo. Eis um desafio extraordinário para a Igreja de Cristo hoje. E esse é um mal sistêmico. Jesus previu que no final dos tempos haveria “fomes terríveis”.
  • Nossa resposta ao desafio urbano:
    1) Reler a Bíblia como um livro urbano
    2) Desenvolver uma teologia urbana
    3) Ação na cidade: Ministério urbano

I. A BÍBLIA, UM LIVRO URBANO

  1. Parâmetros bíblicos: O Jardim do Éden e a Nova Jerusalém: planetania e cidadania
  2. A Bíblia foi escrita numa época urbana num período de 1100 anos: de 1000 aC a 100 dC. De 1400 aC a 360 dC o mundo era um mundo urbano. Todos os livros da Bíblia estão de alguma forma ligados à cidade.
  3. O conto de quatro cidades:
    1) Sodoma – Gn 18 e 19 e Ez 16:49 e 50
    2) Nínive – Foi uma das 3 capitais da Assíria. O livro de Jonas é um livro missionário. A pergunta final de Deus ao profeta (4:11) é a pergunta que também nós devemos responder.
    3) Babilônia – A cidade mais maligna do mundo (sinônimo de cidade má e pecadora)
    4) Jerusalém – citada na Bíblia mais de 500 vezes –
  1. Cidades do Novo Testamento: Roma, Antioquia, Éfeso, Corinto (cidades com mais de 500 mil habitantes), e Roma com cerca de um milhão de habitantes. A estratégia missionária do Apóstolo Paulo (grandes cidades como Antioquia e, finalmente, Roma).

II. UMA TEOLOGIA URBANA

  1. A doutrina paulina dos Principados e Potestades – Efésios 6:10-20
  2. A cidade como um campo de batalha: Yahvé x Baal (Satanás). O nome Jerusalem define a batalha na cidade. Era uma cidade cananita capturado por David que fez dela sua capital. Seu nome original era URUSALÉM – cidade de Salém (uma deidade local de Muloc, deus cananita manifestação local de Baal).
  3. David acrescentou o JÁ de Iahvé para dizer que que a sua capital já não era cidade apenas de Baal, mas também de Iahvé. Jesus amava Jerusalém…
  4. A Igreja cristã na cidade como uma só: isoladamente pouco podemos fazer.
  5. A espiritualidade da cidade (anjos)

III. MINISTÉRIO URBANO – Jr 29:4-7

  1. Presença – vrs 4 e 7ª
  • A presença dos cristãos na cidade pode salvá-la – Jr 5:1; Gn 18:20-23
  • A presença dos cristãos é uma força moderadora, não tanto pelo que fazem, mas pelo que são – Mt 5:13-16; Lv 1:9-7; Tg 1:9-17.
  • A pregação sem a presença seria vazia, impessoal, e propícia à manipulação das pessoas.
  1. Oração – v 7b
    • A oração é pela paz da cidade (shalom = paz com justiça social) é objetiva – Salmo 122:6-8: pela prosperidade – saúde social total com libertação para o pobre – Sl 72:1-,2 e 16; Paz dentro dos muros: redução da criminalidade; Prosperidade nos palácios: pelo processo político da cidade – Sl 72:2;12:15; Pela alegria da cidade
  2. Prática 5-7ª
  • O povo de Deus é chamado à prática social:
  • A fé cristã não é teoria, é prática – Lc 10:25-37. Nós só aprendemos o que praticamos – Jo 15:14
  1. Proclamação/Evangelização: dois grupos de pessoas na cidade (os perdidos da classe média e rica, e os pobres)

CONCLUSÃO

  • Uma trindade não santa atua no mundo: Uma economia excludente e sem coração, uma política opressora, e uma religião idólatra. IL: A inauguração do hostital em Curimatá.
  • A ação libertadora da Trindade Santa: A verticalidade do Pai, a horizontalidade do Filho e a profundidade do Espírito Santo (a Ruah).

Bibliografia em português:

  • Lithicum, Robert – Cidade de Deus, cidade de Satanás
  • Comblim, José – Teologia da Cidade
  • Mufford, Lewis – A História das Cidades

Júlio Borges de Macedo Filho

PASTOR JULIO BORGES DE MACEDO FILHO Piauiense de Curimatá, 72 anos com 48 de pastorado, filho de Julio Borges de Macedo e Arquimínia Guerra de Macedo, é o sétimo filho de uma família de onze irmãos. Casou-se, há 48 anos no dia de sua ordenação ao ministério pastoral, com a professora Gislene Rodrigues Lemos de Macedo e tiveram quatro filhos: Juliene, Jusiel (falecido), Julinho e Julian. Agora Deus lhe deu a primeira neta chamada Sarah, de apenas 8 anos. Concluiu o curso de Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife. Formou-se em 1969 e foi ordenado ao ministério pastoral no dia 22 de fevereiro do mesmo ano. Pastoreou as seguintes igrejas: Igreja Batista do Rio Largo – AL (1969 a 1972), Primeira Igreja Evangélica Batista de Teresina – PI (1972 a 1978), Primeira Igreja Batista de Ilhéus – BA (1978 a 1979), Terceira Igreja Batista do Plano Piloto – Brasília (1979 a 1989), Igreja Batista Noroeste de Brasília (interinamente em 1985), Primeira Igreja Batista de Curimatá – PI (interinamente em 2000), e desde 1989, a Igreja Cristã de Brasília. Tomou a iniciativa para a organização das seguintes igrejas: Primeira Igreja Batista de Picos –PI, Igreja Batista do Lago Norte – Brasília, Igreja Batista Noroeste de Brasília (hoje, Igreja Batista Viva Esperança), e a Igreja Cristã de Brasília. Ordenou cerca de 20 pastores e uma pastora, consagrou dezenas de diáconos e diaconisas por onde passou, e celebrou mais de 500 casamentos. É considerando no Distrito Federal um pastor de pastores. Líder denominacional foi presidente da Convenção Batista Alagoana, da Convenção Batista do DF (três vezes), do Conselho de Pastores Evangélicos dos DF (duas vezes); participou de vários organismos batistas como o Conselho de Planejamento e Coordenação da Convenção Batista Brasileira, das juntas administrativas do Seminário Teológico Batista Equatorial e do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil; e por 20 anos foi professor da Faculdade Teológica Batista de Brasília ensinando as seguintes disciplinas: Estudos de problemas brasileiros, ética cristã, teologia pastoral, teologia contemporânea, ministério urbano, teologia bíblica do Antigo Testamento, e homilética. Como teólogo produziu muitos artigos, teses, e palestras nos mais diferentes lugares, e participou de muitos congressos, seminários, fóruns, retiros, entre eles o Congresso Internacional Lousane II realizado em Manila, Filipinas em 1989. Foi orador de várias assembléias convencionais, e pregou em muitos congressos e igrejas por todo o Brasil. Como poeta e escritor já gestou e publicou cinco livros (Missão da Igreja e responsabilidade social, Voando nas asas da fé, Um sonho coberto de rosas, Suave perfume, e Uma grande mulher), tem quatro prontos para publicação, e está grávidos de mais dez livros que espera escrever e publicar nos próximos oito anos. Na área política assessorou deputado Wasny de Roure, por muitos anos, tanta na CLDF como na Câmara dos Deputados; assessorou por pouco tempo os deputados distritais Peniel Pacheco e Arlete Sampaio; o Ministro da Educação, Cristovam Buarque, como chefe da Assessoria Parlamentar do MEC, e depois assessor parlamentar do Senador Cristovam Buarque. Nesta área produziu muitos escritos sobre os evangélicos e a política, fez inúmeras palestras, promoveu muitos seminários, e foi fundador e coordenador de vários fóruns, entre eles o Fórum Político Religioso do PT, o Fórum Religioso de Diálogo com GDF, o Fórum Cristão do PT Chegou a Brasília em junho de 1969 e, desde então, a elegeu como sua cidade do coração. Agora, aposentado, deseja dedicar-se a apenas duas atividades essenciais: pastorear graciosamente a Igreja Cristã de Brasília e Brasília, e escrever apaixonadamente. Sua grande ênfase ministerial tem sido o amor cristão, a graça maravilhosa de Deus revelada em Jesus Cristo, a responsabilidade social das igrejas e dos cristãos, e o ministério urbano da igreja.

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