UMA MULHER ETERNA

Sermão especial para os 95 anos de Sulamita Menhô Barbosa em 23.07.2022

UMA MULHER ETERNA

Pastor Julio Borges Filho

Quando Sulamita me convidou para pregar nos 95 anos de sua amada mãe, rememorei os sermões já pregados: Uma vida verdadeira (Salmo 92:12-15), Uma Grande Mulher (Lucas 1:38), Uma Mulher bem-aventurada (Salmo 1), Uma Mulher Estrela (Filipenses 2:15), e O Cântico de uma grande mulher (Salmo 103).

Hoje, nos 95 anos e inspirado em Eclesiastes 3:1-8,11 e 14, meu tema é: UMA MULHER ETERNA.

VIVE NO TEMPO (CRONOS), vrs 1-8

Nós estamos em trânsito por este mundo como viajantes temporários nesta pequena nave espacial feita por Deus chamada Terra, e aqui estamos sujeitos ao tempo. Cronos é a palavra grega para tempo donde vem a palavra cronômetro, aparelho que mede os segundos, minutos, horas, dias e anos. A cada rotação da Terra, nossa casa comum, envelhecemos. Aqui nascemos, crescemos, desabrochamos, amadurecemos e morremos, e disso não podemos escapar.

O escritor sagrado usa em Eclesiastes 3:1-8 14 pares de ações contrárias que são ações das pessoas neste mundo. Começa com há tempo de nascer e tempo de morrer e termina com tempo de guerra e tempo de paz. Malba Tahan tem um lindo soneto sobre o tempo, cheio de contrastes em tempo e conta, que expressa bem a nossa vida e ações.

O tempo

Deus pede estrita conta do meu tempo,

E é forçoso desse tempo eu já dar conta.

Mas como dar em tempo tanta conta

Eu que gastei sem conta tanto tempo.

Para ter minha conta feita a tempo

Dado me foi bom tempo e não fiz conta.

Não quis sobrando tempo fazer conta

Hoje quero fazer conta e falta tempo.

Ó vós que tendes tempo ser ter conta,

Não gasteis o vosso tempo em passatempo!…

Cuidai enquanto há tempo em fazer conta.

Mas, ah, se os que conta com esse tempo

Fizessem desse tempo alguma conta,

Não chorariam sem conta o não ter tempo.

MAS É ETERNA, vrs 11 e 14

A afirmação do v. 11 que Deus colocou a eternidade em nossos corações é belíssima e transformadora. Nosso corpo com o qual habitamos neste mundo é conservador. Ele tem necessidade de descanso, de alimento, de água, de ar e gosta do conforto. Está sujeito ao tempo e nós envelhecemos, adoecemos e morremos. É o casulo da borboleta.

A alma, porém, é subversiva, e sonha e voa, e não se conforma. O rabino Nilton Bonder escreveu um livro sobre isso: A ALMA IMORAL. Quando criança e adolescente, em Curimatá no Piauí, eu deitava nas várzeas e voava com os urubus por sobre as nuvens de dia, e a noite contemplava o céu pontilhado de estrelas e sonhava com o infinito.

Dostoievski, o imortal escritor russo, em seu livro “Os Irmãos Karamazov” tem um personagem especial que, acho, é ele mesmo. Aliocha, o caçula dos irmãos vive uma crise existencial que um sacerdote da Igreja Ortodoxa russa morre. Era considerado um homem santo e, para aquele tempo, o corpo de um homem santo não se corrompia com a morte. Aliocha foi ao concorrido velório e sentiu o mau odor do corpo do seu ídolo e, em crise, correu pelos campos até se cansar e, depois, numa cena belíssima, atira-se no chão e beija a terra e vira-se e contempla as estrelas.

Com isso o maior escritor de todos os tempos quer mostrar que não podemos fugir de nossa realidade terrena, mas sonhamos com as estrelas e o infinito. Ah, eu gosto tanto desta terra que gostaria que o meu céu fosse aqui mesmo num planeta totalmente são. Gostaria de morar numa chácara à beira de um rio cristalino com direito de voar pelo infinito na velocidade do pensamento.

A vida eterna prometida por Jesus é isso: viver a vida de Deus que é eterna a começar aqui agora. Ser semelhante a Jesus Cristo é o objetivo da vida cristã. O Espírito Santo é Deus em nós para que aprendamos a viver como as crianças: totalmente presentes no momento presente. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” Vida abundante é vida em excesso que sobra para abençoar os outros como uma árvore frutífera. O fruto é vida em excesso para alimentar outros por as árvores não produzem frutos para si mesmas.

A irmã Sulamita, aos 95 anos, está em trânsito por este mundo. Ela é UMA MULHER ETERNA que está aqui para abençoar pois está escrito: “os que confiam no Senhor são como o monte Sião que não se abala, mas permanece para sempre.

Ela é um poema de Deus. Poema é uma obra perfeita, acabada, poética e eterna, porque, como diz o v. 14, “o que Deus faz dura para sempre.”